Altitude média
0
metros
0
metros
0
hectares
Localização
Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil
Nossa história
A Fazenda Três Meninas é um negócio familiar que foi sonhado e realizado pelo casal Marcelo Urtado e Paula Curiacos, quando compraram sua própria fazenda em 2016 em Monte Carmelo, cerrado mineiro.
Uma propriedade pequena se comparada ao padrão do cerrado, mas com enorme impacto positivo, pois quando falamos em Sustentabilidade é sobre impacto que estamos interessados. E nesse assunto, esses cooperados são referência nacional e mundial e são reconhecidos como pioneiros na região do cerrado pela aplicação e desenvolvimento das práticas conservativas dentro da lavoura de café desde o início da sua operação, a exemplo do solo coberto, mesmo na colheita, corredores de biodiversidade, produção de água, abelhas nativas nas entrelinhas do cafezal, alem da energia solar e reaproveitamento de água de chuva na irrigação, entre outros.
No estudo feito em parceria com a monteCCer e Imaflora em 2017 e 2018, já no seu 2º ano de operação, a Fazenda Três Meninas conseguiu seu balanço de carbono negativo em 5,47 ton/ha e foi considerada pela Imaflora (2019), parte dos 5% das fazendas mais sustentáveis do mundo.
A Fazenda já plantou mais de 11.500 árvores, a grande maioria advindas do Programa Socioambiental Viveiro de Atitude, da monteCCer.
De lá para cá, as práticas conservativas evoluíram ainda mais, sempre num trabalho colaborativo em parcerias com a EPAMIG, NKG Stockler, Nespresso e outras instituições universitárias locais, como UFU e UNICERP, onde a fazenda pratica o seu propósito de Gerar, Aplicar e Disseminar conhecimento, impactando produtores do cerrado e de outras regiões e países, alunos e técnicos através de cursos, palestras e trabalhos.
Outro propósito desta fazenda é o de produzir cafés de qualidade impactando positivamente, fazendo o melhor balanço na gestão financeira, ambiental e social em conjunto. Esse olhar sistêmico e a gestão compartilhada entre o casal, traz a igualdade de gênero em seu DNA e desde o seu nascimento, pois o nome Três Meninas é uma homenagem às 3 mulheres da família, Paula e as filhas Malu e Fefê.
Ao longo desses 7 anos, a fazenda já foi premiada pela Qualidade em 2022 no Premio do Cerrado, etapa regional de Monte Carmelo em 2 categorias – 1º lugar cafés cereja descascado e 2º lugar na categoria Fermentado, além de prêmios pela Sustentabilidade e de Mulher de Atitude.
Paula e Marcelo trabalham criando valor à cadeia e ao seu café, onde tiveram vários cases da marca como “Single Origin” no Brasil e no mercado externo, e foram o 1º café Carbono Neutro no mercado de varejo em parceria com a Wolf Cafés. O lançamento fez parte de um projeto com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Sebrae.
Paula e Marcelo
Paula é Zootecnista, Mestre e MBA em agronegócios, e desenvolveu sua carreira no ramo de Nutrição Animal no meio corporativo. Marcelo, agrônomo, mestre e com MBA em gestão, é a 4ª geração no café.
Logo após se formarem eles trabalharam algum tempo na fazenda do pai de Marcelo, José de Alencar, e naquela época já manifestavam seu espírito vanguardista, onde queriam desenvolver cafés especiais e evoluir praticas ambientais e sociais quando ainda tanto um assunto como outro ainda eram pouco discutidos em geral.
O café os conquistou e após algum tempo afastados da cafeicultura, realizaram o sonho de voltar e atuar na cafeicultura. Praticam na fazenda o que acreditam dando o próprio exemplo, e trabalhando na construção de um legado de lucro admirável, gerando benefícios além das porteiras, e deixando uma história que possam se orgulhar para as próximas gerações.
Informações de contato
Instagram