06/11/2025
Cafés produzidos por cooperadas da monteCCer conquistam a Europa
Na quarta-feira (5/11), 320 sacas de cafés diferenciados cultivados por mulheres cooperadas da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer), foram exportadas com apoio do grupo Volcafé e sua subsidiária no Reino Unido, uma das principais tradings de café do mundo. Este é o primeiro lote de cafés produzidos por produtoras da Região do Cerrado Mineiro exportado pela Volcafé, um marco histórico para o cooperativismo feminino e para a cafeicultura do Cerrado Mineiro.
Mais do que um número, essa exportação representa o protagonismo feminino na cafeicultura, o fortalecimento do modelo cooperativista e o reconhecimento internacional da qualidade dos cafés do Cerrado Mineiro.
Segundo Andrew Tucker, gerente geral da Volcafé UK, o Reino Unido tem grande demanda por cafés diferenciados produzidos por mulheres.
“Este é o primeiro contêiner que compramos da monteCCer e estou empolgado porque é um lote exclusivamente feminino. Estamos animados com este primeiro negócio que Volcafé UK fez com a monteCCer. Estes cafés, provavelmente terão como compradores os torrefadores especializados que atendem ao mercado de cafeterias.” Explica Andrew Tucker.
As produtoras responsáveis por este feito são Dayana Kelly Baptista Chamma Fares, Gabriela Marchezoni Dianin, Juliana Alvarenga Jordão, Maria Luiza da Silva Dorna, Mariana Alvarenga Jordão, Sebastiana de Oliveira Cunha e Yasmin Marchezoni Dianin.
Para a monteCCer, essa conquista reforça o compromisso com a qualidade, boas práticas e valorização das mulheres cooperadas, abrindo portas para novas oportunidades no mercado internacional e inspirando outras produtoras a seguirem o mesmo caminho.
Fotos e vídeo: Volcafé