Loading...
Img top ondulação

07/07/2025

monteCCer celebra 30 anos com evento que homenageia cooperados e reforça compromisso com o futuro do café

monteCCer celebra 30 anos com evento que homenageia cooperados e reforça compromisso com o futuro do café

No sábado, 5 de julho, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo — monteCCer — celebrou seus 30 anos de história em um evento que reuniu cooperados, familiares, sócio fundadores, parceiros comerciais e institucionais, além da imprensa regional. Fundada em 1995, a monteCCer nasceu da necessidade de padronizar e armazenar os cafés submetidos ao Prêmio Ernesto Illy.

 

Durante a comemoração, foi exibido o documentário “30 anos da monteCCer”, que emocionou o público ao revisitar momentos marcantes dessa jornada coletiva. A produção destacou histórias reais dos cooperados, com relatos que reforçam os valores de atitude, pioneirismo e união que sempre guiaram a cooperativa.

 

Com mais de 250 cooperados atualmente, a monteCCer segue sendo uma verdadeira extensão das fazendas dos seus cooperados, promovendo o desenvolvimento coletivo e a excelência na produção de café.

 

Em seu discurso, o presidente da monteCCer, Francisco Sérgio de Assis, agradeceu a todos que fizeram parte da trajetória da cooperativa. “É uma alegria imensa estarmos aqui celebrando 30 anos de história construída com muito trabalho, cooperação e confiança. Quero agradecer a cada cooperado, colaborador e parceiro que acreditou nesse sonho desde o início. Essa conquista é de todos nós. Seguimos juntos, com o mesmo compromisso e ainda mais motivação para os próximos anos”, destacou o presidente da monteCCer.

 

O prefeito de Monte Carmelo, Ricardo Ferreira, também participou do evento e ressaltou a importância da cooperativa para o desenvolvimento da cidade. “A monteCCer representa pra nós uma parceira, que desde o início confiou no crescimento da nossa cidade, da nossa região. Tudo aquilo que vocês depositaram aqui, estamos colhendo hoje. Além das parcerias, temos hoje projetos como o Café Produtor de Água e o Plantando o Futuro, através do Programa Socioambiental Viveiro de Atitude. Pra nós, prefeitura de Monte Carmelo, é um orgulho muito grande termos vocês fazendo parte do crescimento e do desenvolvimento da nossa querida Monte Carmelo”, finalizou.

 

Representando o setor nacional da cafeicultura, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, destacou a trajetória histórica dos produtores que acreditaram na região. “Falar que nós não estamos emocionados não seria uma verdade. Essa história é linda, construída, aqui em Monte Carmelo, por aqueles que acreditaram na região. Quando se falou do cultivo de café na região, muitos duvidaram: esse pessoal está vindo do Paraná, de São Paulo, será o que está acontecendo, o que eles viram que nós aqui não conseguimos ver? Diferencial é o que eles realmente conseguiram enxergar”, completou.

 

O deputado federal José Vitor também deixou sua mensagem durante o evento, ressaltando os pilares que sustentam essa trajetória. “Algumas palavras fazem total sentido nesse momento. A primeira é coragem. Em determinado momento, a coragem brotou no coração de alguém por necessidade ou por vontade, e ela vem nos impulsionando. E surge outra palavra: decisão. Decidimos mudar, decidimos criar uma associação, decidimos criar uma cooperativa, e olha onde essas decisões nos trouxeram 30 anos depois. Estamos aqui e permanecemos decididos, decididos a construir uma história que se renova diariamente em cada grãozinho de café. E a palavra final é gratidão. Muito obrigado por essa coragem, por essa decisão que nos trouxeram até aqui. E agora isso nos alimenta, porque temos sonhos e planos muito maiores. E cooperando vamos avançar e fazer muito. Muito obrigado pela coragem, ousadia e pelo compromisso com o futuro, porque vem mais 30 anos por aí”, comemora José Vitor.

 

Além da homenagem ao passado e à trajetória construída, o evento também reforçou o olhar para o futuro. Um dos momentos marcantes foi a entrada de uma muda de Ipê Amarelo, produzido pelo Programa Socioambiental Viveiro de Atitude e, conduzido até o palco por jovens cooperados e crianças. 

 

Este gesto simboliza a sucessão familiar no campo, um dos pilares estratégicos da cooperativa para os próximos anos.

 

A monteCCer tem investido em ações de formação, capacitação e incentivo aos jovens do campo, garantindo que os valores da cooperação, da sustentabilidade e da excelência no café sejam preservados e renovados pelas novas gerações.

 

Mais do que uma comemoração, o evento foi um marco de reconhecimento a todos que contribuíram para a construção dessa história — e também um convite para continuar construindo juntos os próximos capítulos.

 

“Os 30 anos da monteCCer não são só uma marca nessa jornada, são o começo de um novo capítulo que vamos impulsionar e construir juntos, com as novas gerações cada vez mais presentes e preparadas para liderar o futuro do café”, concluiu o presidente da cooperativa.