
11/12/2024
Viveiro de Atitude e UFU transformam educação com o plantio de bosque de árvores frutíferas
O Programa Socioambiental Viveiro de Atitude, da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer), deu mais um passo significativo em suas ações de preservação e conscientização ambiental. Em parceria com a Secretaria de Educação de Monte Carmelo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Sicoob Montecredi, o programa promoveu o plantio de um bosque de árvores frutíferas na Escola Municipal Maria Aparecida Brandão Vieira, conhecida como Curumim.
A ação contou com a participação ativa dos alunos da escola, que plantaram mais de 120 mudas de árvores frutíferas, de 18 espécies, dentre elas: mangaba, cajuzinho-do-cerrado, araçá, pitanguinha-do-cerrado, caju-grande e gabiroba. “Selecionamos mudas de frutas do Cerrado que não são encontradas com facilidade pelas novas gerações. Este espaço vai servir para desenvolver uma educação ambiental com os alunos da escola”, explicou Jaíne Cristina de Jesus, agrônoma responsável pela Assistência Técnica de Atitude.
O bosque, além de resgatar espécies nativas e valorizar a biodiversidade local, tem como objetivo servir como um laboratório a céu aberto para práticas educativas, promovendo a conexão das crianças com a natureza. “A iniciativa reforça o compromisso da monteCCer e de seus parceiros com a formação de cidadãos conscientes sobre a importância da proteção e conservação ambiental, preparando as futuras gerações para cuidar do bioma e seus recursos naturais”, destaca Fernando Coutinho, coordenador do programa.
Esta iniciativa surgiu como desdobramento do Projeto “Quintais Produtivos”, desenvolvido pela UFU – Campus Monte Carmelo. Na Escola Curumim, o projeto prevê a utilização de 3.000 m² que, além do bosque, contará com uma horta urbana e uma composteira para a reciclagem do lixo orgânico da comunidade escolar. A iniciativa reflete a importância das parcerias público-privadas na execução de projetos socioambientais de impacto.
"Esse espaço vai permitir a produção de alimentos que poderão contribuir com a segurança alimentar da comunidade escolar, onde poderemos trabalhar questões relacionadas à preservação das espécies nativas do Cerrado, consciência ambiental, resgate cultural e educação ambiental”, reforça Tatiane Lima, professora do curso de Agronomia da UFU.
O Viveiro de Atitude conta com parcerias importantes como Cafebras, Cofco, Coocacer Araguari, Expocacer, Illy Café, Louis Dreyfus Company- LDC, NKG Stockler, OFI, Sicoob Montecredi, Syngenta/Nucoffee, Sucafina, Volcafé.