Loading...
Img top ondulação

14/07/2024

monteCCer e Viveiro de Atitude conduzem projeto de implantação do programa Café Produtor de Água em fazendas cooperadas 

monteCCer e Viveiro de Atitude conduzem projeto de implantação do programa Café Produtor de Água em fazendas cooperadas 

O programa conta com o apoio da Prefeitura de Monte Carmelo, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a Associação dos Usuários da Água (AUA) e da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Monte Carmelo)



Idealizado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e conduzido pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) e pelo Programa Socioambiental Viveiro de Atitude, neste mesmo município, o programa Café Produtor de Água tem como objetivo preservar as vegetações e matas ciliares, o plantio de árvores e proteção dos mananciais, além de proporcionar a recuperação de estradas rurais, fundamental para escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida da população rural carmelitana.

 

O “Projeto Básico” que inicialmente será implantado por produtores de café da área do Córrego Santa Bárbara, foi desenvolvido com as contribuições técnicas da Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente de Monte Carmelo, Associação dos Usuários da Água – AUA, Emater e  CNC.

 

O documento propõe práticas conservacionistas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e conservação do solo, utilizando pastagens e leguminosas entre as faixas de cultivo de café. Além disso, inclui práticas mecânicas como a implementação de terraços e barraginhas para controle da erosão e melhoria da infiltração da água da chuva. Metodologias para determinar a qualidade da água e enriquecimento do bioma cerrado também foram detalhadas, juntamente com critérios e índices para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e os custos de implementação.

 

Treinamento operacional

Os operadores de máquinas da Prefeitura de Monte Carmelo também passaram pelo treinamento “Adequação de Estradas Rurais e Conservação do Solo e da Água”, ministrado por especialistas da  Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), que consiste na construção de estradas com longa duração, obedecendo critérios técnicos para evitar erosão. 

 

Luiza Mantiça Kreimeier, assessora técnica do CNC – que conta com a consultoria de Natalia Carr (responsável técnica no início do programa) – enfatizou que os produtores de café da região receberam com excelentes olhos a implantação do projeto em Monte Carmelo. “Os cafeicultores têm muita consciência ambiental e entendem que o Café Produtor de Água é mais um importante passo para a produção sustentável de café”.

 

Para o presidente da monteCCer, Francisco Sérgio de Assis, a preocupação com a sustentabilidade da produção cafeeira no Cerrado Mineiro sempre foi prioridade. “Água é vida. O Café Produtor de Água é uma iniciativa que vem da esfera federal e de mãos dadas com o CNC, prefeitura, Dmae, Emater, Universidades, será de grande utilidade para toda a comunidade carmelitana”.

 

Régis Salles disse que o programa está aplicando o plano de ação para rapidamente colher resultados positivos. “Esse programa está sendo implementado para que nossa cidade e nossos produtores tenham um insumo necessário em curto, médio e longo prazos. Assim, haverá produção de cafés diferenciados cada vez mais responsáveis”, explica o Diretor Superintendente da monteCCer.

 

Com a contribuição da Assessoria de Comunicação CNC

Fotos: Prefeitura de Monte Carmelo