
15/12/2023
monteCCer é a primeira cooperativa no mundo com certificação de baixo carbono
O estudo foi uma parceria da monteCCer e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora)
A Cooperativa Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo- monteCCer foi reconhecida com a certificação de baixo carbono pela Preferred by Nature. Por meio do Inventário da Sustentabilidade, estudo feito pelo Imaflora, foi possível analisar nas fazendas os indicadores socioambientais como solo, fauna, flora, recursos hídricos, uso de defensivo e fertilizantes.
“Constatou-se que a maior parte de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) vem do uso de fertilizantes nitrogenados (61%), seguido pelo uso do combustível (16%), calcário (12%), eletricidade (7%) e pesticidas (4%); e que grande parte do gás carbônico é sequestrado pelo solo e pelas plantas. Consequentemente, as fazendas capturam mais carbono do que produzem”, explica o Diretor Superintendente da monteCCer, Régis Salles.
Os dados dos estudos realizado pelo Imaflora foram analisados e comprovados pela Preferred by Nature, gerando a certificação de baixo carbono, reconhecida mundialmente.
Carbon on Track: A trilha do baixo carbono
Os dados da análise deste inventário estão disponíveis na Plataforma do Programa Carbon on Track, lançado pelo Imaflora, onde contém informações das 38 fazendas cooperadas da monteCCer que participaram do Inventário da Sustentabilidade.
Na área pública da plataforma é disponibilizado o resultado do balanço médio de GEE, a soma das áreas produtivas e a quantidade de fazendas que fazem parte desse balanço, bem como o mapa com a localidade dos municípios dos quais as fazendas fazem parte, dando mais transparência às informações do estudo.